Curso de Graduação em
Engenharia Mecânica

Histórico

 O curso de Engenharia Mecânica da UFV tem por objetivo formar engenheiros de alto nível técnico e metodológico, com conhecimentos relacionados aos vários ramos das ciências físicas, química e da matemática, capazes de realizar as atividades de concepção, projeto, construção e manutenção de máquinas e sistemas mecânicos, considerados os aspectos econômicos, de gestão, de segurança e ambientais, bem como capazes de responder rapidamente às exigências dos setores produtivos diversos e da sociedade com ética e responsabilidade social.

Além das disciplinas básicas de engenharia, fundamentalmente física, química, matemática e informática, o aluno assiste aulas de termodinâmica, mecânica dos fluidos, transferência de calor, resistência de materiais, processos de fabricação, vibrações e sistemas mecânicos e projeto de máquinas. Dessa forma, o engenheiro mecânico formado pela UFV deverá ser capaz de:

Desenvolver e projetar máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria metal-mecânica e outras.
Supervisionar os processos e a produção de produtos, máquinas, ferramentas e equipamentos.
Definir normas e procedimentos de segurança para a produção, garantindo a saúde e integridade dos trabalhadores.
Controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas.
Trabalhar em equipes multidisciplinares com engenheiros eletricistas, de materiais, de produção e de automação e controle

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress